Sérum: O que é e quais os benefícios

A utilização de um sérum na sua rotina de cuidado e proteção da pele ajuda a reforçar os níveis de hidratação e a sua revitalização.   

Certamente que já não dispensa a utilização de um sérum facial na sua rotina e notou, diariamente, a sua ação e resultados. O sérum é um produto com propriedades que reforçam e ajudam à hidratação da pele e com um efeito de rápida absorção. 

Diferente de cremes, loções e gel, apresenta uma textura muito leve e fluída que, no entanto, não é gordurosa. É esta mesma textura que permite que penetre rapidamente na pele, com uma ação capaz de chegar às camadas mais profundas. A sua eficácia deve-se aos seus ingredientes ativos, além de que na sua composição encontramos água na grande maioria. 

Sabemos que este produto cosmético é, cada vez mais, indispensável na rotina diária de beleza e que ajuda a melhorar a saúde da sua pele. É importante, contudo, reforçar que a sua utilização não substitui um creme hidratante, uma vez que a sua composição não inclui ingredientes que proporcionam a proteção contra os raios UV. É, por isso, essencial que a utilização do sérum seja um complemento na sua rotina.

Sabe quais os benefícios da utilização do sérum?

O sérum é um ótimo aliado para melhorar o aspeto da sua pele. A sua textura e ação reparadora permite obter resultados visíveis num curto espaço de tempo. Mas, afinal quais os benefícios da utilização diária do sérum para a sua pele? Enumeramos os principais, não esquecendo que, dada à elevada concentração de ingredientes ativos, este deve ser utilização em pequenas quantidades:

  • Ajuda à regeneração da pele e a torná-la mais saudável;
  • Ajuda a atenuar e reduzir sinais de envelhecimento, como as rugas;
  • Tem um elevado potencial hidratante, que maximiza os níveis de hidratação da pele;
  • Promove a remoção de células mortas;
  • Tem uma ação específica que potencia os resultados de outros produtos como cremes e loções;
  • Tem uma ação intensiva e uma fórmula leve que além de confortável para a pele, torna os efeitos visíveis num curto espaço de tempo.

Como utilizar e quais os tipos de séruns mais comuns?

A utilização do sérum como um complemento para a obtenção de resultados mais rápidos precisa, contudo, de um cuidado extra. Como supramencionado, por se tratar de um produto com elevada concentração de ingrediente ativos específicos, bastarão pequenas gotas por dia para que a sua pele obtenha o que realmente necessita. É importante reforçar que a utilização do sérum como complemento se deve também ao facto de na sua composição existirem quantidades menores de hidratantes quando comparado com cremes específicos para o efeito.

Para uma correta aplicação do sérum não deve descurar alguns passos que partilhamos de seguida: 

  1. Deve começar por limpar bem a pele e repetir sempre este passo tanto de manhã como à noite;
  2. Pode optar por utilizar um tónico, mas lembre-se que o mesmo deverá ser indicado para o seu tipo de pele;
  3. Aplique pequenas gotas do sérum diretamente no rosto ou na sua mão e massaje levemente, tendo especial atenção à zona em redor dos olhos, até à total absorção;
  4. Por fim, opte pela utilização de um creme hidratante que ajudará a reforçar a ação intensiva do sérum e a proteger a sua pele.

Quando chega a hora de escolher o sérum mais indicado para a sua pele e que irá ao encontro das suas necessidades, a escolha nem sempre é fácil. São muitas as opções e tipos que poderá encontrar para os mais variados problemas. Entre os séruns mais comuns, destacamos:

  • Séruns antienvelhecimento, são indicados para peles com sinais de envelhecimento, rugas e manchas, e com perda de firmeza e elasticidade. Vão ajudar a combater estes sinais e são enriquecidos com vitaminas C e A;
  • Séruns iluminadores, são ideais para dar um novo brilho e toque de suavidade à sua pele. Vão deixá-la mais suave e radiante; 
  • Séruns calmantes, para peles mais sensíveis e facilmente irritáveis que ajudam a aliviar as sensações de desconforto;
  • Séruns anti-manchas, como o nome indica, pensados para atenuar e reduzir o aparecimento de manchas indesejáveis na pele. Em caso de peles mais sensíveis, deverá consultar um médico especialista antes da sua utilização;
  • Séruns hidratantes, formulados para uma máxima hidratação para as peles mais secas e que com níveis elevados de desidratação;
  • Séruns microexfoliantes, são os que ajudam a acelerar o processo de renovação das células, para uma pele mais macia, suave e protegida de impurezas.

Relembramos que a utilização de produtos específicos para a pele, em particular para as mais sensíveis e irritáveis, deverá ser feita após um aconselhamento por um médico especialista. No caso dos séruns, dada a sua composição concentrada e ação intensa é essencial que faça uma correta escolha do produto. Não deverá exceder a pequena quantidade já referida, uma vez que se tratam de produtos que atuam diretamente nas camadas mais profundas da pele.

Poderá encontrar no nosso website, o Sérum Hidratante com CBD e o Sérum Antienvelhecimento com CBD para rosto e olhos. Ambos têm uma ação que ajuda a combater os sinais de envelhecimento da pele, a atenuar e a reduzir o aparecimento de rugas. O efeito dos ingredientes ativos presentes nas suas fórmulas, preenchem a pele com água, esticam e suavizam a epiderme. 

No caso do Sérum Antienvelhecimento para rosto e olhos, a sua fórmula estimula a produção de colagénio, graças aos óleos naturais de plantas e aos extratos botânicos, ajudando a eliminar os radicais livres. Estes danificam as células e aceleram o processo de envelhecimento da pele. A ação do CBD, além de aliviar, reduz também o aparecimento do inchaço na zona dos olhos e ajuda a dar mais brilho ao seu olhar. 

Encontre estes dois produtos de referência, devidamente certificados e enriquecidos com CBD de elevada potência em:

  1. https://www.nivea.com.br/dicas/pele/tipo-de-pele-190
  2. https://www.e-konomista.pt/serum-facial/
  3. https://portalinfocosmeticos.pt/produtos/cuidados-do-rosto/o-que-e-um-serum/
  4. https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/872525/creme-vs-serum-usar-so-um-ou-aliar-os-dois
  5. https://mini-saia.blogs.sapo.pt/1338631.html 
  6. https://www.mifarma.pt/blog/2021/01/15/usos-e-beneficios-do-serum-facial/
pt_PTPortuguese
Role para cima

Contacte-nos