O QUE SÃO OS TERPENOS?

Os terpenos, que na canábis ajudam a repelir os predadores e atrair os polinizadores, são o maior e mais diverso grupo de compostos naturais que são encontrados nas plantas1. São estes os compostos aromáticos que dão à canábis o seu cheiro e sabor tão distintos e até aos dias de hoje já foram identificados mais de 120 terpenos nas plantas de canábis2. Além da sua função aromática, os terpenos por si só também apresentam alguma propriedades terapêuticas. Por exemplo, o merceno já demonstrou ter propriedades anti-inflamatórias e neuroprotectoras, o beta-cariofileno possui propriedades analgésicas, e muitos outros já demonstraram ter efeitos terapêuticos1. No entanto, talvez a razão principal que tem levado a que a comunidade científica tenha começado a dar mais atenção a estes componentes da planta de canábis tem a ver com o facto destas moléculas interagirem com outras moléculas (maioritariamente canabinóides), que em sinergia vão conseguir fornecer um valor terapêutico superior. A este fenómeno dá-se o nome de “Efeito de Entourage”, que diz que o valor terapêutico de uma molécula isolada não é comparável ao valor terapêutico de toda a planta da canábis, que beneficia das sinergias entre as moléculas para aumentar ou otimizar a sua eficácia3,4.

  1. Cox-Georgian D, et al. Therapeutic and Medicinal Uses of Terpenes. In: Joshee N., Dhekney S., Parajuli P. (eds) Medicinal Plants (2019). Springer, Cham.
  2. Russo EB. Taming THC: potential cannabis synergy and phytocannabinoid-terpenoid entourage effects . British Journal of Pharmacology (2011) 163 1344–1364.
  3. https://www.leafly.com/news/cannabis-101/terpenes-the-flavors-of-cannabis-aromatherapy
  4. Russo EB. The Case for the Entourage Effect and Conventional Breeding of Clinical Cannabis: No “Strain,” No Gain. Front. Plant Sci. 9:1969 (2019).
pt_PTPortuguese
Role para cima

Contacte-nos